02 Jul 2010 @ 5:00 AM 

HistoriaNós, os humanos, somos uma espécie realmente única e especial. E o que nos distingue das outras espécies é a nossa História!

Mas tenham calma aqueles que pensam que estou a dizer que a evolução de nossa História, ou a História de nossa evolução, é diferente da de outra espécie. Não! O que nos distingue é a nossa capacidade de contar a nossa História. É exatamente a consciência que temos de nós próprios e de nosso papel na vida. Somos nós a única espécie capaz de distinguir e relacionar as espécies e compreender dai o papel da Natureza, a quem por vezes chamamos de Deus por seu trabalho extraordinário.

E a cada passo que damos em direção a real compreensão daquilo que somos e como nos enquadramos na vida como um todo, mais nos espantamos em perceber que a Natureza é fantástica e que o tempo é a própria essência de toda a existência. Somos sim obra do “acaso” e de uma sequência finita, e por isto histórica, mas fruto de milhões, talvez biliões, de anos de evolução. Chamo de acaso porque se não fossem determinadas sequências que surgiram aleatoriamente, poderíamos não estar cá se quer para contar (eu ao escrever) a seja quem fosse (você a ler) o que penso a respeito da vida.

E é esta capacidade de comunicar a nossa percepção do que seria a vida, que nos distingue dos outros animais. Duvido, como dizem alguns cientistas, que entre todas as outras espécies sejamos os únicos a ter consciência de nós próprios. Duvido que o chimpanzé, ou o Homem de Neandertal, não a tenha. Mas sei que ele não sabe contar para a sua descendência, de forma alguma, como ele pensa que as coisas se passam com ele próprio. Sabe até ensinar às novas gerações, isto já se prova com facilidade, elementos de uma cultura própria, de grupos sociais distintos. Mas não fazem isto se utilizando de uma linguagem articulada e muito menos por escrito! E o que é a escrita da vida? A História!

E é esta a propriedade única de nosso ramo da árvore da vida. Somos capazes de sistematizar e comunicar acontecimentos passados em formas inteligíveis para as gerações futuras, sem que seja necessário o contato com elementos possuidores deste ou daquele conhecimento que caraterize a cultura. Esta pode ser passada diretamente pela arte, pela voz e pelas letras. Hoje, pela Internet multimédia, o ser humano une-se de forma definitiva num processo de transferência de cultura sem precedentes, o que nos impele a um processo civilizatório (termo que pego emprestado com Darcy Ribeiro) infinitamente mais rápido do que era possível há apenas alguns poucos anos.

E é exatamente por sabermos disso, e por sermos entre todas as espécies aquela que carrega a sabedoria do maravilhoso trabalho da Natureza na construção da vida, que nos tornamos responsáveis pela Sua preservação. Pena é que a cada dia que passa, estejamos a dar murros no estômago da vida com mais força e capacidade destrutiva maior, ainda causados, acredito eu, pelo estágio de adolescência em que nos encontramos no que diz respeito a absorção da cultura, da tal consciência de nós próprios e de nosso lugar na Natureza.

Mas a minha esperança é que este processo se acelere ainda a tempo de levar a todos esta simples mensagem: sim, somos somente uma entre milhões de espécies de vida, estamos todos ligados familiarmente descendentes que somos de LUCA (Last Universal Common Ancestor), temos consciência disso e damos notícia à posteridade de que sabemos que somos todos irmãos e, por isso sabermos, somos responsáveis pela preservação de todas as espécies.

É filosoficamente bonito, bem sei, mas quase impossível de ser feito.

Posted By: Edgard Costa
Last Edit: 02 Jul 2010 @ 06:05 AM

EmailPermalink
Tags


 

Responses to this post » (None)

 

Sorry, but comments are closed. Check out another post and speak up!

Tags
Comment Meta:
RSS Feed for comments

 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 2
  • Posts/Pages » 169
  • Comments » 27
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

.eu



    No Child Pages.

Objetivo



    No Child Pages.