24 Dez 2010 @ 2:13 PM 

É um dia em que gosto de pensar em minha querida e saudosa mãe. Gosto de lembrar de minha infância. Gosto de avaliar o ano que passou e de olhar para as pessoas com olhos de ver. Lembrar de tudo e de todos. E desejar a todos, sem excepção, que sejam felizes em suas vidas e que atinjam seus desejos, seus sonhos, sempre com ética esteja claro.

E gosto, sobretudo, de ir para a cozinha fazer muitas coisas para proporcionar aos meus filhos parte do carinho que ela dedicava a mim e a meu irmão. Obrigado mãe, deste-me carinho de sobra que partilho com os outros até hoje.

Posted By: Edgard Costa
Last Edit: 13 Jan 2011 @ 09:45 AM

EmailPermalinkComentários fechados em Feliz Natal – 2010
Tags
 03 Set 2010 @ 12:20 AM 

Posted By: Edgard Costa
Last Edit: 03 Set 2010 @ 10:49 AM

EmailPermalinkComentários fechados em Tem uns gajos que são geniais. Fazer o que, para além de aprender com eles?
Tags
 31 Mai 2010 @ 7:13 AM 

Preciso fazer uma confissão: algumas das mais belas canções que já ouvi, as ouvi em sonho! Portanto, fui eu quem as fez.

Esta semana sonhei com o Toninho Horta, meu amigo e com o qual trabalhei por alguns anos, que cantava uma música nova para mim. Lembro-me de sua expressão ao “enfatizar” algumas passagens da melodia pela invulgar dissonância, embora harmónica e agradável, equilibrada. Era realmente linda a canção. Quando acordo não me lembro de nenhum acorde, nenhuma sequência melódica, apesar de, no sonho, o Toninho ter tido tanto cuidado em as destacar e repetir. Mas era realmente bonita, muito bonita.

Tenho orgulho, fui eu quem a fez. Mas não me lembro. Como o Paul McCartney que sonhava com as canções e ao acordar ia para o piano para as materializar. Segundo ele mesmo conta, a fabulosa Yesterday foi feita assim.

Posted By: Edgard Costa
Last Edit: 31 Mai 2010 @ 07:14 AM

EmailPermalinkComentários fechados em Música e sonho
Tags
Categories: Tudo e sonho
 31 Mai 2010 @ 6:38 AM 

Uma ideia a reter:

“Para Skinner, os comportamentos são selecionados através da tríplice contingência. Os componentes da mesma são: 1 – Nível Filogenético: que corresponde aos aspectos biológicos da espécie e da hereditariedade do indivíduo; 2 – Nível Ontogenético: que corresponde a toda a história de vida do indivíduo; 3 – Nível Cultural: os aspectos culturais que influenciam a conduta humana.

Através da interação desses três níveis (onde nenhum deles possui um status superior a outro) os comportamentos são selecionados. Para Skinner, o ser humano é um ser ativo, que opera no ambiente, provocando modificações no mesmo, modificações essas que retroagem sobre o sujeito, modificando seus padrões comportamentais.” (Wikipédia)

Posted By: Edgard Costa
Last Edit: 31 Mai 2010 @ 06:38 AM

EmailPermalinkComentários fechados em Behaviorismo radical
Tags
 31 Mai 2010 @ 5:48 AM 

MorfeuPartiremos da mitologia grega por ser base de nossa civilização ocidental. Para os gregos os sonhos eram obra de Morfeu (é aquele do Matrix não teve seu nome atribuído à toa), deus do sonho e que era filho de Hypnos, deus do sono, sendo estes filho de Nyx, a deusa da noite.

A própria mitologia grega é uma expressão imaginária de nossa compreensão do mundo. Sonhamos acordados, enquanto seres humanos, que sobre os montes mais altos das nossas terras estaria uma grande família de deuses que explicariam somente por sua existência, e sua história, a maioria das características da vida humana, ou o que se compreendia dela (ou imaginava dela). Desta forma foram atribuídos aos deuses, imaginativamente, nomes e heranças familiares que distinguiam nossa vida. Esta imagem da herança noturna e hipinótica de Morfeu é um exemplo claro deste mito.

É fácil acreditar nos sonhos quando eles fazem sentido. Ao ponto de proeminentes cientistas como Freud e Jung julgarem mesmo ser possível interpretar os sonhos, e compreender as pessoas a partir deles. Não estou a atribuir nenhum valor as suas afirmações mas, por enquanto, estou somente a reunir elementos.

Posted By: Edgard Costa
Last Edit: 31 Mai 2010 @ 06:36 AM

EmailPermalinkComentários fechados em O princípio do sonho
Tags
 31 Mai 2010 @ 5:20 AM 

SonhoCriei uma nova categoria com este nome, Tudo e Sonho, mas fui obrigado a criar outra, Opinião, quase que exclusivamente para justificar o que escreverei naquela. É que não pretendo provar cientificamente nada com algumas das afirmações que farei nesta rubrica, mas tentarei provar, no mínimo para mim mesmo, como que numa tentativa de compreender o que fazemos por aqui nesta vida, que tudo em nossa vida é sonho, imaginação, abstração do todo natural em função do que nos é tangível.

Diversos animais sonham enquanto dormem. Nós temos a capacidade, ou defeito, de sonhar acordados. Chegarei ao exagero de afirmar que toda a espécie de arte é sonho. Ou pelo menos a materialização do sonho de alguém que ganha valor na medida em que faz sonhar aos outros. A capacidade técnica do artista está exatamente na capacidade de transformar matéria em imagem onírica, não esquecendo da música onde a matéria é o som.

Este é somente o ponto de partida. Já já voltarei ao assunto.

Posted By: Edgard Costa
Last Edit: 31 Mai 2010 @ 05:33 AM

EmailPermalinkComentários fechados em Tudo e sonho
Tags
Categories: Opinião, Tudo e sonho

 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 2
  • Posts/Pages » 169
  • Comments » 27
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

.eu



    No Child Pages.

Objetivo



    No Child Pages.